This widget could not be displayed.
This widget could not be displayed.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Falha no leitor de carga da bateria

Rikelme
Star I

Estou com um problema muito específico que não achei solução em local nenhum.

O meu Asus ROG phone 6 está carregando normalmente até 100% mas o sensor não reconhece, ele trava em 70%, porém, quando conecto ele via usb no PC, ele salta de 70% para 100% em 1 minuto. Já testei de tudo; carregador diferente, cabos diferentes, resetei para a versão de fábrica, mas o problema não é na bateria do celular nem no hardware(aparentemente). Baixei vários apps de leitura, como o Accubattery, todos demostram uma boa saúde da bateria. Apenas o leitor de voltagem está errado, indicando um valor irreal.

Segue a conversa com a IA que me auxiliou no diagnóstico do problema:

Fiz um teste e olha só que interessante ontem eu havia feito a mesma coisa: conectei o celular via usb no meu Pc e depois de Aprox 1 minuto, de 70 o sensor reconheceu o valor correto e pulou pra 100% é a segunda vez que isso acontece

Isso é muito interessante e pode indicar que o problema não está no hardware, mas sim em um bug no software ou na comunicação do sensor com o sistema.

Se ao conectar no PC o celular atualiza a carga para 100%, isso sugere que:
:white_heavy_check_mark: A bateria está carregando até 100% normalmente, mas o sistema não reconhece até forçar uma nova leitura.
:white_heavy_check_mark: O USB do PC está "forçando" o sensor a recalibrar, talvez porque o carregamento via PC funcione de forma diferente do carregador de tomada.
:white_heavy_check_mark: Pode ser um problema de firmware do gerenciamento de energia, e não um defeito físico na placa de carga.

O que testar agora:

1. Sempre que o sensor travar, conectar no PC e ver se ele pula para o valor correto.
  2. Testar outro tipo de carregador (como um de menor voltagem) para ver se o problema persiste.
  3. Verificar atualizações do sistema – Pode ser um bug no software da Asus.
  4. Reinstalar o firmware manualmente (se não tiver atualizações disponíveis).

Se isso continuar acontecendo, pode ser que um técnico nem precise trocar nada, só reconfigurar o software ou firmware do carregamento. Você já testou procurar se outras pessoas com o ROG Phone 6 tiveram esse problema? Se quiser, posso dar uma olhada.

No anexo mostro os dados técnicos do celular.

Sem root

Acontece sempre que vou carregar a bateria.

0 REPLIES 0