Não foi possível apresentar este widget.
Não foi possível apresentar este widget.
cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
FAQBot
Community Manager
Community Manager

[Conhecimento técnico] Wi-Fi 7 - Introdução

O que é o Wi-Fi 7?

     No final dos anos 90, o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers, Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) criou o primeiro padrão WiFi, o 802.11b, que se tornou amplamente aceito. Desde então, ele continuou a evoluir, como a expansão da banda de 2,4 GHz para operar nas bandas de 2,4 GHz, 5 GHz ou 6 GHz. Os protocolos sem fio também adotaram um esquema de nomenclatura mais acessível para anunciar as novas gerações de padrões WiFi, como Wi-Fi 4, Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6/6E. Eles representam 802.11n, 802.11ac e 802.11ax, respectivamente.

 

     O WiFi 7 (IEEE 802.11be) é a sétima geração do padrão 802.11 desde 1997. Ele reúne todos os benefícios do WiFi 6/6E e expande vários padrões existentes a um nível totalmente novo, como a largura de banda de 320 MHz e o 4K-QAM. Além disso, apresenta alguns recursos revolucionários, como operação de vários links, unidades de recursos múltiplos (MRU) e perfuração. Como o WiFi se tornou indispensável na vida cotidiana, do trabalho à casa, o WiFi 7 reformula suas experiências WiFi com um enorme salto para o futuro.

*Esta página explica os padrões técnicos da tecnologia WiFi 7. As especificações reais e a disponibilidade dos recursos variam de acordo com o dispositivo. Consulte a página de especificações do produto para seu dispositivo.

 

 

Wi-Fi 7 vs. Wi-Fi 6: Qual é a diferença?

     Agora vamos falar sobre o Wi-Fi 7, cujo nome oficial é [Institute for Electrical and Electronic Engineering (IEEE) 802.11be].

O Wi-Fi 6 oferece o que é conhecido como WLAN [High Efficiency], enquanto o Wi-Fi 7 vai além e recebe o rótulo EHT ou [Extremely High Throughput]. Seu antecessor, o Wi-Fi 6E, começou a decolar recentemente e sua capacidade de transmitir dados sem fio a velocidades superiores a 2.000 Mbps impressionou os usuários avançados.

 

     Ao unir três bandas de dados (2,4, 5 e 6 GHz), canais de dados ultra-amplos e vários canais de dados para obter um desempenho ainda maior, o Wi-Fi 7 vai além. Por isso, o mais novo padrão sem fio tem o potencial de inaugurar uma nova era de conectividade e confiabilidade que tornaria obsoletas as conexões com fio.

 

 

     Então, quais são as melhorias que o Wi-Fi 7 trará para nós? Vamos nos aprofundar na nova geração de WiFi.

 

Mais informações que você deve saber sobre o Wi-Fi 7

  • 320 MHz Bandwidth

 

     Enquanto o Wi-Fi 6E aumentou a largura do canal na banda de 6 GHz para 160 MHz, o Wi-Fi 7 aumenta a largura de banda para canais ultralargos de 320 MHz, dobrando a capacidade de transmissão de dados. Você pode interpretar a rede como a autoestrada e a largura de banda dobrada como a faixa mais larga. Agora, veículos maiores e com mais dados podem entrar na autoestrada.

     * Devido a restrições regulatórias, a banda de 6 GHz só está disponível em algumas regiões/países.

 

  • 4K QAM

 

 

     Com a introdução do 4K-QAM, o Wi-Fi 7 melhora as taxas de transmissão de dados em 20% em comparação com o Wi-Fi 6/6E, pois um número QAM mais alto significa que os dados podem ser compactados de forma mais densa em uma transmissão de sinal. Agora, um QAM mais alto significa que mais mercadorias podem ser carregadas em um veículo. Em outras palavras, agora você pode fazer upload/download de mais dados ao mesmo tempo do que antes.

 

  • MLO

     Antes do Wi-Fi 7, as transmissões eram limitadas a uma única banda, como 2,4 GHz ou 5 GHz. O MLO (Multi-link Operation) permite que um dispositivo se conecte a diferentes bandas, permite que os dispositivos transmitam e recebam dados em bandas simultaneamente e permite velocidades mais rápidas agregando largura de banda com conexões WiFi mais confiáveis em várias bandas usadas simultaneamente. Em outras palavras, agora os veículos em nossa analogia podem mudar de faixa sem precisar entrar novamente na rodovia, liberando-os para transportar mercadorias importantes com menos atrasos.

 

     *MLO simultâneo significa o modo STR (transmissão e recepção simultâneas). MLO alternado significa o modo eMLSR (Multi-Link-Single-Radio aprimorado).

 

  • Multi-RU e perfuração de preâmbulo

 

 

 

     Antes do surgimento do Wi-Fi 7, um canal sem fio inteiro podia ser ocupado por um único dispositivo conectado. Com o Multi-RU e o preamble puncturing, os dispositivos Wi-Fi 7 poderão aproveitar ao máximo as partes restantes dos canais que estiverem ociosas ou mesmo interrompidas. Simplificando, agora a transmissão de dados se torna mais rápida e mais confiável, e a largura de banda do canal pode ser usada com mais eficiência.

 

  • 16×16 MU-MIMO

     O MU-MIMO (Multi-User Multiple-Input Multiple-Output) permite que vários usuários transmitam e recebam dados simultaneamente. Com o MU-MIMO 16×16, o Wi-Fi 7 dobra o número de fluxos espaciais em comparação com o Wi-Fi 6, aumentando assim a capacidade da rede. Agora, mais dispositivos WiFi podem funcionar sem problemas ao mesmo tempo.

*Observe que o MU-MIMO 16×16 não é um recurso obrigatório para todos os dispositivos Wi-Fi 7, embora seja o padrão técnico máximo do Wi-Fi 7.

 

 

 

Para obter mais especificações e nossos produtos Wi-Fi 7, visite o site oficial da ASUS:

https://www.asus.com/content/wifi7/

https://www.asus.com/

Histórico de Versão
Atualizado pela última vez
Domingo
Atualizado por
Contribudores